Voltar para Notícias

Poços de Caldas abre oficialmente a etapa estadual dos Jogos Escolares Paralímpicos de Minas Gerais

Atualizado em 19/08/2025

 

 

-Evento reúne atletas de todo o Estado em uma grande celebração do esporte, da inclusão e da superação-

Na noite desta segunda-feira (18), o Ginásio Poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves foi palco da emocionante abertura da etapa estadual das modalidades paralímpicas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG 2025). Antes da cerimônia, autoridades foram recebidas no Centro Administrativo, onde aconteceu o credenciamento oficial.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas: Tomás Mendes, Subsecretário de Estado de Esportes de Minas Gerais, representando o Governador do Estado, Romeu Zema; Fábio Giangualano, diretor Industrial da Ferrero para a América do Sul, patrocinadora desta edição por meio do programa Kinder Joy of Moving; Rebeca Dominique Aterje, assessora de gabinete da superintendência regional de ensino de Poços de Caldas;  Tomás Mendes, Subsecretário de Estado de Esportes de Minas Gerais, que representa o Excelentíssimo Governador do Estado de Minas Gerais, Sr. Romeu Zema, Celina Gontijo – coordenadora dos Jogos Escolares / Secretária de Educação e Ionara Thompson – Presidente da Feemg.

Outro momento de destaque foi a apresentação especial dos alunos da ADEFIP, que emocionou e encantou o público presente.

Com a marca recorde de 853 municípios inscritos, representando 100% das cidades mineiras, a etapa estadual do JEMG Paralímpico se consolida como a maior competição escolar do Brasil. Nesta edição, Poços de Caldas recebe cerca de 500 estudantes-atletas de 11 a 18 anos, vindos de 46 municípios, que disputam seis modalidades: atletismo, bocha, futebol de 7 PC, goalball, natação e parabadminton.

A competição segue até o dia 22 de agosto e tem como objetivo indicar os representantes de Minas Gerais para as Paralimpíadas Escolares, que acontecem em novembro, em São Paulo.

Inclusão e incentivo

Além da dimensão esportiva, a edição deste ano marca o fortalecimento das parcerias institucionais. O Grupo Ferrero®, por meio do programa Kinder Joy of Moving e da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, soma forças ao Governo de Minas e à Prefeitura de Poços de Caldas para ampliar a qualidade da organização do evento e incentivar ainda mais a participação de estudantes com deficiência.

A secretária municipal de Esportes, Zélia Maria Testi Moreira, destacou a relevância da etapa.“É importantíssimo para o nosso município receber essa competição. Estamos muito felizes e cheios de orgulho em poder realizar o JEMG Paralímpico aqui, dando dignidade e visibilidade ao esporte e aos nossos atletas. O trabalho do CIDEP é fundamental nesse processo, transformando vidas e promovendo inclusão por meio do esporte”, afirmou.

“O esporte transforma vidas e a cidade de Poços de Caldas tem sido um exemplo de como a inclusão e o desenvolvimento podem caminhar juntos. O apoio aos Jogos Escolares de Minas Gerais e a ampliação do KJoM reforçam a missão da Ferrero de contribuir com um futuro mais ativo, alegre e acessível para as crianças”, afirma Fabio Giangulano, Diretor Industrial da Ferrero para a América do Sul.

O prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney, reforçou o papel da cidade como referência em acessibilidade e desenvolvimento do paradesporto.

“É um evento grandioso, que poderia acontecer até mesmo na capital mineira, mas escolheram Poços. Isso é fruto do trabalho que temos feito com foco na inclusão. O JEMG PCD movimenta nossa economia, fortalece o comércio, hotéis e restaurantes, mas, acima de tudo, valoriza a inclusão esportiva. Inclusão não é benefício, é direito. Poços respira esporte paralímpico e queremos que essa vocação continue crescendo”, ressaltou.

Tradição e representatividade

Poços de Caldas tem tradição na revelação de grandes atletas paralímpicos e conta com o apoio do CIDEP, instituição reconhecida nacionalmente no paradesporto. O representante da entidade, Eraldo Sandi, destacou a alegria em sediar a etapa.

“Temos uma das maiores delegações de todos os anos e acreditamos em bons resultados, especialmente nas modalidades coletivas. Esse é um momento importante para nossos atletas mostrarem seu potencial e garantirem vagas para as Paralimpíadas Escolares.”

A medalhista paralímpica Giovanna Boscolo também participou da abertura e ressaltou o papel inspirador do evento.

“É muito especial ver Poços recebendo essa competição. O JEMG Paralímpico fortalece a visibilidade do esporte adaptado e mostra às crianças que elas também podem sonhar e conquistar grandes resultados.”

Sobre o JEMG

O JEMG é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), com apoio da Prefeitura de Poços de Caldas e do Grupo Ferrero®.

 

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias