Voltar para Notícias

Pintor denuncia injúria racial em Poços de Caldas e caso gera repúdio da Rede da Igualdade Racial

Atualizado em 11/08/2025

Foto: Bianca Guimarães.

A Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica e a Rede da Igualdade Racial de Poços de Caldas manifestaram repúdio, nesta sexta-feira (8), a um caso de injúria racial denunciado por um pintor de 33 anos na cidade.

De acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a ocorrência foi registrada no dia 31 de julho, no bairro Santa Augusta. A vítima acionou a corporação relatando ter recebido áudios com ofensas discriminatórias enviadas por um homem, médico cardiologista, de 55 anos, via aplicativo de mensagens.

Segundo o boletim, o autor proferiu falas de cunho racista, associando o pintor a estereótipos ofensivos ligados ao uso de entorpecentes, além de ameaçar possíveis represálias caso ele continuasse a se relacionar com determinadas pessoas. A ocorrência foi registrada como injúria racial consumada e encaminhada à 1ª Delegacia de Polícia Civil para providências investigativas.

Segundo a vítima, em áudio enviado por aplicativo de mensagens, ele foi chamado por expressões pejorativas, entre elas “pretinho com cara de nóia”.

Repúdio e ações antirracistas

Em nota oficial, as instituições classificaram o episódio como “inaceitável” e destacaram que continuam atuando no combate à discriminação racial. Também ressaltaram que o município vem ampliando as ações de letramento racial e enfrentamento ao racismo estrutural, com a recente criação da Divisão e da Rede da Igualdade Racial e a adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).

“A Rede da Igualdade Racial não concorda, não compactua e não admite qualquer tipo de discriminação e preconceito”, afirma o texto, que reforça a importância das denúncias e a continuidade das iniciativas de educação antirracista.

Importância da denúncia

O comunicado ainda expressa solidariedade ao pintor e reforça o compromisso de trabalhar pela erradicação do racismo.

“Não pouparemos esforços nessa luta”, conclui a nota.

Nota na íntegra

Nota da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica e da Rede da Igualdade Racial de Poços de Caldas

Com indignação e tristeza, a Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica e a Rede da Igualdade Racial de Poços de Caldas receberam, na sexta-feira (8), a comunicação de denúncia de injúria racial que teria sido cometida contra um pintor de 33 anos, em Poços de Caldas.

Em áudio via aplicativo de mensagem, ele foi chamado, entre outros termos pejorativos, de “pretinho com cara de nóia”. O pintor, que já havia acionado a Polícia Militar e registrado Boletim de Ocorrência pelo crime de injúria racial, também procurou apoio da Rede da Igualdade Racial de Poços de Caldas.

Manifestamos nosso veemente repúdio a mais um caso de racismo em Poços de Caldas e nos colocamos à disposição da vítima para suporte, orientação e acolhimento. É inaceitável que episódios de discriminação racial persistam em nossa sociedade. Neste sentido, seguimos também com nosso obstinado trabalho de educação antirracista.

A Rede da Igualdade Racial não concorda, não compactua e não admite qualquer tipo de discriminação e preconceito, especialmente neste momento no qual Poços de Caldas tem avançado significativamente na luta antirracista, com iniciativas de letramento racial e combate ao racismo estrutural, com a recente criação da Divisão e da Rede da Igualdade Racial e adesão ao Sinapir – Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

Por fim, destacamos a importância fundamental das denúncias em todos os casos de racismo e injúria racial e expressamos nossa solidariedade à vítima afetada por este lamentável episódio em nossa cidade. Reforçamos, ainda, nosso compromisso em trabalhar incansavelmente para erradicar o racismo e todas as formas de discriminação da sociedade. Não pouparemos esforços nessa luta.

Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica e Rede da Igualdade Racial de Poços de Caldas

 

 

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias