PF deflagra segunda fase da Operação Papyrus contra tráfico internacional de drogas
Atualizado em 30/10/2025
Mandados foram cumpridos em Poços de Caldas, Monte Sião e cidades do litoral paulista
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (30), a segunda fase da Operação Papyrus, voltada ao combate ao tráfico internacional de drogas e à lavagem de dinheiro. Ao todo, 14 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Poços de Caldas, Monte Sião (MG) e nas cidades paulistas de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão.
Organização enviava cocaína ao exterior em cargas de papel
As investigações tiveram início em junho de 2024 e apontam que uma organização criminosa atuava entre 2023 e 2024 no envio de cocaína ao exterior, disfarçada em cargas de papel exportadas em contêineres. O esquema teria resultado no envio de 2,1 toneladas da droga, apreendidas por autoridades brasileiras e estrangeiras.
O nome “Papyrus” faz referência ao tipo de carga utilizada nas exportações. Em uma das ações conjuntas entre a Polícia Federal e a National Crime Agency (NCA), do Reino Unido, foram interceptados 533 quilos de cocaína no Porto de Londres. Houve ainda apreensões de remessas nos portos de Santos, em Israel e na França.
Primeira fase bloqueou R$ 5 milhões em bens
Na primeira fase da operação, deflagrada em outubro de 2024, foram apreendidos valores em espécie e determinado o bloqueio judicial de cerca de R$ 5 milhões em bens dos investigados. As provas obtidas na ocasião permitiram a identificação de novos envolvidos, que são alvo desta segunda etapa.
Ação mobilizou 83 policiais federais
A operação desta quinta-feira contou com o apoio da Polícia Militar e o emprego de 83 agentes da Polícia Federal, responsáveis por cumprir as medidas judiciais nas cidades-alvo da investigação.
A Polícia Federal segue com as apurações para identificar outros integrantes e detalhar o esquema financeiro utilizado pelo grupo para movimentar os valores obtidos com o tráfico internacional.
Nossos canais de comunicação:



Deixe um comentário