Voltar para Notícias

Papa reconhece virtudes heroicas da religiosa mineira Maria Imaculada da Santíssima Trindade, a “Mãezinha”

Atualizado em 22/01/2026

 

Religiosa é fundadora do Carmelo da Sagrada Família, em Pouso Alegre, e passa a receber o título de Venerável

Foto: Vatican News.

O Papa Leão XIV autorizou, nesta quinta-feira (22), a promulgação de novos decretos do Dicastério para as Causas dos Santos, entre eles o reconhecimento das virtudes heroicas da religiosa brasileira irmã Maria Imaculada da Santíssima Trindade, conhecida como “Mãezinha”. Com a decisão, a religiosa passa a receber oficialmente o título de Venerável, etapa importante no processo que pode levá-la à beatificação.

A autorização foi concedida durante audiência do Pontífice com o cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério. Os decretos aprovados tratam do reconhecimento de milagres, martírios e virtudes heroicas de Servos e Servas de Deus, fases decisivas no caminho de canonização dentro da Igreja Católica.

Vida marcada pela oração e pela contemplação

Foto: Vatican News.

Irmã Maria Imaculada da Santíssima Trindade nasceu em 12 de janeiro de 1909, em Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais, com o nome de Maria Giselda Villela. Desde jovem, demonstrou profunda vivência de fé e o desejo de consagrar integralmente a vida a Deus.

Ao ingressar na vida religiosa, adotou o nome pelo qual se tornaria conhecida e destacou-se por uma espiritualidade centrada no mistério da Santíssima Trindade, aliada a uma vida intensa de oração contemplativa, vivida de forma silenciosa, perseverante e fiel ao carisma carmelitano.

Fundação do Carmelo da Sagrada Família

A trajetória religiosa de “Mãezinha” ganhou expressão concreta com a fundação do Carmelo da Sagrada Família, em Pouso Alegre (MG). No local, ela teve papel decisivo no fortalecimento da vida carmelitana na Igreja local, contribuindo para a formação de uma comunidade marcada pela contemplação, pela simplicidade e pela proximidade espiritual com as realidades e necessidades do povo.

Segundo o decreto do Vaticano, sua vida foi caracterizada pela vivência heroica das virtudes cristãs — fé, esperança e caridade — além das virtudes humanas, exercidas de maneira constante e exemplar.

Caminho rumo à beatificação

Irmã Maria Imaculada da Santíssima Trindade faleceu em 20 de janeiro de 1988, em Pouso Alegre. Seu legado permanece vivo na comunidade que ajudou a fundar e na devoção de fiéis que recorrem à sua intercessão.

Com o reconhecimento das virtudes heroicas, a religiosa agora é oficialmente considerada Venerável pela Igreja. Para que o processo avance à beatificação, ainda será necessário o reconhecimento de um milagre atribuído à sua intercessão, ocorrido após sua morte.

 

Fonte: Com informações de Vatican News.

 

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias