Ordem do Dia 22/08/25
Atualizado em 22/08/2025
O Instituto Quaest divulgou pesquisas, de avaliação eleitoral, feitas Brasil afora. Não se vê nada muito surpreendente, apesar das desconfianças e controvérsias de sempre.
Partindo do princípio de que pesquisas revelam uma estimativa da realidade presente, e não futura, caberia alguns comentários.
Especificamente, no caso de Minas Gerais, Cleitinho, um indivíduo despreparado e controvertido, lidera como candidato ao governo, o que já se verificou em diferentes pesquisas. Em que pese o fato de que o senador não demonstra claro interesse em ser governador.
Donde vem a pergunta: o que espera o futuro governador de Minas? O que se destina ao futuro ocupante desse cargo?
Parece ser uma boa pergunta.
Minas Gerais se encontra decadente e num caos administrativo, político e financeiro sem precedentes. Na história do Estado.
A situação financeira é conhecida, ainda que muitos não a levem em consideração.
A dívida fundada que Zema realizou, seria mais do que o dobro de toda a dívida formada por todos os demais governadores que o precederam. Somados. Isso no período republicano.
Em seis anos, Zema fez o dobro da dívida dos últimos 130 anos.
Isso seria um “governo diferente, um Estado eficiente?”
Não foi entregue, no governo Zema, uma única obra relevante, ou projeto digno de nota.
Politicamente também é um fracasso. Mas concedeu dezenas de bilhões em isenções tributárias para seus colegas empresários.
Ainda assim, 55% dos eleitores mineiros aprovam seu governo.
Na disputa entre Trump e Hilary Clinton, quando o atual presidente dos EUA venceu sua primeira eleição, Hilary teria cometido um grave erro. Classificou os eleitores de Trump como “lamentáveis”. Isso talvez tenha lhe custado as eleições.
Não seria inteligente classificar 55% dos mineiros como “lamentáveis”.
Mas, de fato, há muito o que lamentar.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com

Deixe um comentário