Ordem do Dia 20/08/25
Atualizado em 20/08/2025
Entre as análises disponíveis na grande imprensa, a respeito do lançamento da candidatura Zema à Presidência da República, uma parece curiosa: a de Diogo Schelp.
Segundo esse analista, o partido Novo, do governador de Minas, teria se tornado o “PL do B”. Um anexo, ou assessório, do PL bolsonarista. Além de uma agremiação com discurso puramente populista.
Essa menção lembra a criação do PC do B (Partido Comunista do Brasil), uma dissidência do PCB (Partido Comunista Brasileiro).
Essa comparação implica em algumas considerações.
A primeira, seria que a dissidência do PCB deu-se em razão das denúncias dos crimes de Stalin por seu sucessor, Nikita Krushchov, na então União Soviética.
E que o PC do B ficou do lado do criminoso. Assim como o Novo, ou o PL do B, no caso.
Nessa medida, crimes e criminosos fariam parte de ambas as dissidências. Tanto a de direita quanto a de esquerda.
Outra questão proposta, pelo analista, refere-se ao desempenho de Zema em Minas Gerais: um retumbante fracasso administrativo e econômico, ainda que tenha sido reeleito.
Conclui o analista que Zema exibe o pior desempenho, entre as opções de direita, à Presidência da República. E que até mesmo a condição de candidato a vice seria muito para o mineiro.
Donde vem a questão desta coluna: por qual razão essa candidatura mineira foi lançada em São Paulo? Sintomático.
Um respeitado político e intectual paulista disse a esta coluna que ninguém leva Zema a sério, fora de Minas Gerais. Seria provável que os mineiros dotados de, pelo menos, dois neurônios, também não levam Zema em consideração.
Já a deputada Duda Salabert divulgou, nas redes sociais, que apenas 199 pessoas compareceram ao evento de Zema.
Nem todos devem ser mineiros. Logo, Zema teria alguns votos fora do Estado. Resta saber se alguns desses o levam a sério.
Não seriam muitos, mas seria um começo…
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com

Deixe um comentário