Voltar para Notícias

Ordem do Dia 10/07/25

Atualizado em 10/07/2025

Não se pode levar o presidente dos EUA a sério. Trump é um falastrão mentiroso e ignorante. Mas seria capaz de trazer muita destruição. De diferentes modalidades. Daí o perigo.

O homem agiu contra o Brasil sistematicamente, nos últimos dias.

Ameaçou os BRICS, com tarifas, em plena reunião desse grupo de países, realizada no Rio de Janeiro.

Uma reunião esvaziada, por dificuldades operacionais em sua agenda e pela ausência de Putin, da Rússia (o R do Brics) e de Xi-Jimping, da China (o C), acabou ganhando uma importância política (e econômica) que não tinha. Graças ao ataque de Trump. Por causa disso, observou-se uma relevância inesperada.

O bufão norte-americano, além disso, investiu contra a soberania nacional, ao interferir nos negócios internos do Brasil, na política e no Poder Judiciário. Defendendo Bolsonaro sem provas e ameaçando o Xandão. Uma das empresas de Trump está processando o ministro. Esse homem mete medo até no presidente dos EUA…

A resposta do Lula a isso foi perfeita. Pela primeira vez, no exercício da presidência, Lula foi razoável, consistente, bem embasado e, aparentemente, sem segundas intenções. Parabéns.

Mas mesmo quando acerta, Lula exibe o rabo longo.

Fez, na Argentina, ataque semelhante ao que Trumo fez ao Brasil. Ao defender a presidiária Cristina Kirchner, presa por corrupção, desafiando o Poder Judiciário daquele país. Exibiu até cartaz pedindo a soltura da meliante, como um ativista qualquer. Comportou-se como se ainda fosse um sindicalista.

Seja por solidariedade entre presidiários, seja em razão de algum “pixuleco” por baixo do pano, Lula repetiu Trump na Argentina.

Pelo visto, nem o presidente dos EUA, nem do Brasil, respeitam o próprio mandato e nem compreendem o significado do conceito de Chefe de Estado.

Agem como se estivessem num pasto, a pastar…

 

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias