Ordem do Dia 09/07/25
Atualizado em 09/07/2025
A nova campanha “nós contra eles”, do governo petista, rememora um dos fundamentos da polarização política. Um estado de espírito que trouxe grandes dificuldades de convivência entre as pessoas. Além da prevalência de argumentos rasos e hostis.
Personagens e ideias estranhas passaram a povoar nossa realidade. Situação aliada a uma resistência ideológica a fatos ou conhecimentos científicos. O negacionismo a vacinas, durante a pandemia, e o ataque às urnas eletrônicas, no período eleitoral, seriam exemplos de ignorância e má fé.
Agora vêm, novamente, com essa conversa que prega a divisão entre as pessoas. Seria o ódio às diferenças e a indiferença aos argumentos. Cancelaram o debate.
Se o governo Lula está certo, ou não, ao aumentar impostos, seria a questão a ser debatida. Assim como a responsabilidade fiscal, na condução da Administração Pública.
O simples ataque, cego e preconceituoso, só vai dividir ainda mais a sociedade.
De quebra, vai alimentar a sobrevivência de ideias e personagens estranhos.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com

Deixe um comentário