Nova diretoria do HUB HUAIS assume com o desafio de impactar ainda mais o ecossistema de inovação em Poços de Caldas e região
Atualizado em 17/10/2025
Diva Funchal sucede Yula Merola, que esteve à frente do Hub nos últimos dois anos, ajudando a tornar o HUAIS conhecido e reconhecido como um espaço de conexão e inovação

Durante Assembleia realizada na quinta-feira, 16, o Hub HUAIS de Aceleração, Inovação e Sustentabilidade elegeu e empossou a diretoria para o biênio 2025/2027 e os novos membros do Conselho Deliberativo. Diva Funchal foi eleita presidente e terá o desafio e transformar ideias em projetos e ampliar o impacto da inovação em Poços de Caldas e região. Ela terá ao seu lado Tiago Pareto (vice-presidente), Eduardo Carneiro Vasques (diretor Jurídico) e Amanda Danziger Darroz Siqueira (diretora Financeira).
O Conselho Deliberativo será formado por Yula de Lima Merola, Pedro Funchal Teixeira, Gabriel Tatibana, Sérgio Cândido Dias, Adriano Luís de Carvalho, Adinan Nogueira e Joana Curimbaba Paiva. O Conselho Fiscal mantém sua composição com Luiz Eduardo Mendes, Marcos Vinicius de Souza e Fernando Villas Boas.
Diva substitui Yula Merola, que esteve à frente do Hub nos últimos dois anos, liderando o trabalho de consolidação do HUAIS como referência em inovação, sustentabilidade e empreendedorismo colaborativo.
Durante a Assembleia, Yula apresentou a prestação de contas da gestão 2023/2025, destacando os avanços conquistados, o fortalecimento da rede de parceiros e a visibilidade alcançada pelo Hub.
“Nosso principal objetivo era tornar o HUAIS conhecido e reconhecido como um espaço de conexão e inovação, e isso foi plenamente alcançado. Agora entramos em uma nova fase, de execução de projetos e ampliação de impacto”, afirmou Yula.
A nova presidente reforçou o compromisso da diretoria com a consolidação das ações do HUAIS.
“O HUAIS entra agora no momento de colocar em prática tudo o que foi planejado nos últimos anos. Nossa missão é continuar fortalecendo o ecossistema de inovação, sustentabilidade e economia criativa da região, sendo um espaço de articulação e desenvolvimento de projetos, atuando de forma colaborativa com universidades, empresas, poder público e sociedade civil”, destacou Diva.
Sobre o HUAIS
Criado por um grupo de empresários e executivos de diferentes áreas, tem sede em Poços de Caldas, mas com abrangência em todo Sul de Minas. O objetivo do Hub é impulsionar a inovação sustentável e o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas para os pilares ambiental, social e de governança (ESG), criando conexões entre startups, empresas, órgãos públicos, institutos de pesquisas, universidades e investidores.
Integram o Hub representantes da indústria, comércio, serviços e universidades, num total de 20 associados atualmente. São parceiros, além da Subsecretária de Estado de Inovação e Tecnologia de Minas Gerais, a FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), SEBRAE, Agência de Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Poços de Caldas e IFSuldeminas.
Entre os serviços que serão oferecidos pelo Hub estão: geração de novos negócios, soluções tecnológicas e inovadoras para desafios de empresas públicas e privadas, conexões com investidores e fundos de investimentos, participação em feiras e eventos de network do setor, capacitação, treinamentos, cursos e mentorias, orientações de registro de marcas e patentes e certificação com selo ASG, entre outros.
O HUAIS ainda integra a Cidade da Inovação, iniciativa do IFSULDEMINAS que está sendo implantada no campus de Poços de Caldas.
Nossos canais de comunicação:


Deixe um comentário