Mutirão do Coração realiza mais de 4,5 mil atendimentos em Poços de Caldas
Atualizado em 12/11/2025

O Mega Mutirão do Coração, realizado de 6 a 11 de novembro, na Clínica de Fisioterapia da PUC Minas, campus Poços de Caldas, encerrou com 4.546 atendimentos, entre ecocardiogramas, eletrocardiogramas e Point-of-Care Testing. A ação contou com a participação de mais de 100 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos e administrativos, que atuaram de forma voluntária, atendendo moradores de Poços de Caldas e de outras 11 cidades da região.
Os resultados dos exames serão encaminhados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que farão o direcionamento aos pacientes posteriormente.
O Mega Mutirão do Coração integrou a programação dos 153 anos de Poços de Caldas e foi uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da iniciativa privada.
“Ver o envolvimento de tantos profissionais e o atendimento a milhares de pessoas é motivo de orgulho. Essa ação mostra o quanto podemos fazer pela saúde quando unimos esforços”, ressaltou o prefeito Paulo Ney.

“O mutirão é um exemplo de solidariedade e compromisso com a população. Agradecemos a todos os voluntários que fizeram parte dessa grande corrente do bem”, comentou o vice-prefeito Eduardo Junqueira Januzzi.
Durante os atendimentos, era comum ver pacientes e acompanhantes expressando gratidão e alívio pelos cuidados recebidos e pela oportunidade de realizar exames. Foi o caso do senhor José Donizette, morador de Poços de Caldas, que sofreu um infarto e precisa de acompanhamento regular do coração.
“Fui muito bem atendido. Estava aguardando há um ano por esses exames, então só tenho a agradecer a todos”, contou o paciente.
A equipe médica reforçou a importância do diagnóstico precoce, especialmente em casos de diabetes e hipertensão, que estão diretamente relacionados às doenças cardíacas.
“A detecção precoce é essencial para evitar complicações graves. Iniciativas como essa salvam vidas”, afirmou o cardiologista Raldiner Borges e Regis.
Os secretários de Saúde, Dr. Luís Augusto de Faria Cardoso, e o adjunto, José Gabriel Pontes Baeta, destacaram o empenho de toda a equipe envolvida na força-tarefa.
“Esse mutirão mostra a capacidade de mobilização da nossa rede de saúde e o compromisso com a prevenção”, afirmou o Dr. Luís.
“Foi um trabalho conjunto, com muito esforço e dedicação. Cada voluntário fez a diferença para que tudo acontecesse da melhor forma”, completou Baeta.
Nossos canais de comunicação:



Deixe um comentário