Mostra internacional sobre imigração italiana estreia nesta sexta (1º) em Poços de Caldas
Atualizado em 31/07/2025
Exposição “Em Busca da Nova Terra” pode ser visitada gratuitamente até 24 de agosto no hall das Thermas Antônio Carlos
O hall das Thermas Antônio Carlos, em Poços de Caldas, será palco, a partir desta sexta-feira (1º), da exposição itinerante “Em Busca da Nova Terra”, que resgata a história da imigração italiana no Brasil. A visitação é gratuita e segue até o dia 24 de agosto.
A mostra é resultado de uma parceria entre o Círculo Ítalo-Brasileiro do Sul de Minas, o Museu da Imigração de São Paulo e o Museu da Emigração de Gênova, na Itália. A iniciativa fez parte das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no país, celebrados em 2024, e foi apresentada inicialmente em um cruzeiro que reconstituiu o trajeto original dos imigrantes entre Gênova e o porto de Santos.
O projeto tem curadoria de Fabio Niosi, embaixador do museu genovês, que idealizou a circulação da mostra por cidades brasileiras com forte presença da cultura italiana. Após passar por São Paulo e Espírito Santo do Pinhal, Poços de Caldas foi escolhida como uma das paradas antes da etapa seguinte, no Sul do país.
Poços de Caldas é atualmente a segunda cidade mineira com o maior número de descendentes de italianos oficialmente reconhecidos, atrás apenas de Belo Horizonte. Estima-se que cerca de 60% da população local tenha origem italiana — uma influência presente em muitos dos sobrenomes típicos da cidade.
Para a presidente do Círculo Ítalo-Brasileiro, Elaine Piva, a realização da mostra em Poços é motivo de orgulho.
“Receber essa mostra internacional em nossa cidade é uma forma de valorizar a memória dos imigrantes que ajudaram a construir Poços de Caldas e toda a região do Sul de Minas. A exposição emociona, informa e conecta as gerações com suas raízes”, afirmou.
Além da temporada no hall das Thermas, há a possibilidade de a exposição ser reexibida durante a 9ª edição da festa Itália Per Sempre, que acontece de 3 a 5 de outubro, na Praça José Affonso Junqueira. A proposta é ampliar o alcance do projeto e integrá-lo à programação cultural da cidade.
Nossos canais de comunicação:



Deixe um comentário