Moradores relatam aparecimento de escorpiões próximo ao pontilhão da Rua São Paulo
Atualizado em 27/08/2025
Vigilância Ambiental orienta população sobre medidas preventivas e reforça cuidados em casos de picada
Moradores e comerciantes que vivem nas proximidades do pontilhão da Rua São Paulo, em Poços de Caldas, têm registrado o aparecimento de escorpiões. Segundo a Vigilância Ambiental, as altas temperaturas favorecem a proliferação desses animais peçonhentos e aumentam sua atividade.
Em 2024, a cidade já contabilizou quase 30 casos de picadas, o que reforça a importância da adoção de medidas preventivas para evitar acidentes.
Medidas de prevenção
O coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Ferreira do Lago, explica que o escorpião é um animal sinantrópico, ou seja, adaptado ao ambiente urbano, com alimentação baseada principalmente em baratas. Por isso, recomenda cuidados no dia a dia das residências:
- Evitar acúmulo de lixo ou materiais inservíveis nos quintais;
- Armazenar o lixo doméstico em lixeiras vedadas;
- Vedar ralos e frestas em muros;
- Manter quintais e terrenos limpos para reduzir o surgimento de baratas.
Atendimento em caso de picada
Em situações de picada de escorpião, a orientação é procurar atendimento médico imediato e não recorrer a soluções caseiras. Se possível, o animal deve ser capturado com segurança para que a equipe de saúde possa avaliar o tratamento adequado.
Na região, o escorpião mais comum é o marrom, considerado perigoso principalmente para crianças de até 12 anos, idosos e pessoas com comorbidades. Em casos graves, a picada pode levar ao óbito.
Contato para denúncias
A Vigilância Ambiental mantém um canal de atendimento para denúncias e solicitações de intervenção. O telefone é (35) 3697-5977.
Fonte: Com informações de TV Poços.
Nossos canais de comunicação:




Deixe um comentário