Voltar para Notícias

Mais de 3,6 mil pacientes aguardam por exame de audiometria na rede pública em Poços de Caldas

Atualizado em 12/09/2025

 

Tempo médio de espera chega a 17 meses; município estuda reestruturar fluxo de solicitações

O vereador Álvaro Cagnani (PSDB) apresentou o Requerimento nº 2390/2025 para cobrar informações sobre a realização de exames de audiometria no Sistema Único de Saúde (SUS) em Poços de Caldas. A iniciativa surgiu após reclamações de cidadãos sobre a demora no atendimento. O exame é essencial para avaliar a capacidade auditiva e, em muitos casos, garantir acesso a aparelhos auditivos.

Entre os pontos levantados pelo parlamentar estão o número de pacientes em fila, o tempo médio de espera, a capacidade de atendimento diário, a quantidade de profissionais disponíveis, além do prazo para entrega de aparelhos após a realização do procedimento.

“O nosso gabinete recebe vários relatos de cidadãos que esperam muito tempo para conseguir fazer o exame de audiometria. A finalidade é buscar informações claras para entender quais medidas podem ser tomadas para que a população acesse os serviços de forma mais rápida e eficiente”, afirmou Cagnani.

Fila de espera e capacidade de atendimento

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até 31 de julho de 2025, 3.659 pacientes estavam na fila aguardando pelo exame, com tempo médio de espera de 17 meses. Atualmente, o município consegue realizar cerca de 12 exames por dia, com uma equipe formada por seis fonoaudiólogos. A pasta reconhece que a capacidade é insuficiente diante da demanda e lembra que esses profissionais são escassos em todo o país.

Medidas em estudo

Para tentar reduzir o tempo de espera, a Prefeitura informou que está implantando um novo fluxo de solicitações, que passará a ser centralizado na Secretaria de Saúde. O objetivo é eliminar pedidos duplicados, verificar a real necessidade do exame e estabelecer critérios de prioridade definidos por especialistas.

Aparelhos auditivos

Quanto à entrega de aparelhos auditivos, a Secretaria esclareceu que, após a realização do exame e acompanhamento especializado, o prazo médio para recebimento é de até dois anos.

 

 

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias