Intervenção urbana em Poços de Caldas chama atenção para uso indevido de vagas destinadas a pessoas com deficiência
Atualizado em 21/01/2026
Mobilização ocorre neste sábado (24), no Centro, com ação simbólica para conscientizar motoristas
Poços de Caldas recebe, no próximo sábado, dia 24 de janeiro, uma intervenção urbana com foco na conscientização sobre o uso correto das vagas destinadas a pessoas com deficiência. A ação será realizada das 9h às 12h, na Rua Francisco Faria Lobato, na região central da cidade.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), e propõe uma ação simbólica de impacto visual para sensibilizar motoristas e pedestres sobre o desrespeito recorrente a esse tipo de vaga.
Ação simbólica no Centro
Durante a mobilização, cadeiras de rodas serão posicionadas em vagas comuns de estacionamento, acompanhadas de cartazes com frases como “É só um minutinho!” e “Essa vaga não é sua nem por 5 minutos”. A proposta é provocar reflexão ao inverter a lógica praticada por condutores que utilizam, de forma irregular, vagas reservadas a pessoas com deficiência.
Segundo o articulador da Rede da Pessoa com Deficiência, André Marinho, a ação busca tornar visível o impacto desse tipo de conduta no cotidiano das pessoas com deficiência.
“Queremos que a sociedade sinta, na prática, como o desrespeito ao nosso espaço impacta o nosso direito de ir e vir”, afirma.
Conscientização e respeito no trânsito
A iniciativa também pretende reforçar a importância do respeito às normas de trânsito e da construção de uma cidade mais acessível. Para a secretária municipal de Assistência Social, Marcela Carvalho, a mobilização é um convite à participação da comunidade.
“Essa é uma oportunidade de unirmos forças por uma Poços de Caldas mais acessível e respeitosa. Quem puder comparecer para somar nessa mobilização será muito bem-vindo”, destaca.
Serviço
📅 Data: sábado, dia 24
🕘 Horário: das 9h às 12h
📍 Local: Rua Francisco Faria Lobato – Centro
Nossos canais de comunicação:



Deixe um comentário