Inscrições abertas para o 1º Circuito Formativo “Territórios da Memória”
Atualizado em 29/07/2025
Atividades visam criar espaços de escuta, troca e reconhecimento entre comunidades afro-brasileiras de Minas Gerais
Estão abertas até quinta-feira (31), as inscrições para o 1º Circuito Formativo “Territórios da Memória”: Acervos Comunitários e Patrimônios Culturais Afro-mineiros. Em Poços de Caldas, as oficinas acontecem no Terreiro de Umbanda Caboclo Pedra Branca, no dia 5 de agosto (terça-feira), a partir das 15h. Haverá emissão de certificado mediante inscrição prévia, com vagas limitadas (Inscrições aqui).
A oficina “Memórias (Em) cruzilhadas” será ministrada por Thatiele Monic Estevão, assistente social formada pela UFOP, que desenvolve projetos voltados à preservação e manutenção da memória coletiva e ao fortalecimento do patrimônio cultural quilombola e e por Vittor Policarpo Souza Martins, capoeirista na Escola de Capoeira Angola Oxalufã, historiador e mestrando em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
O projeto nasce do desejo de conectar quilombos, terreiros, favelas, reinados e capoeiras, promovendo espaços de escuta, troca e reconhecimento entre comunidades afro-brasileiras e de matrizes africanas de distintos territórios do estado, valorizando suas interseções e trajetórias de resistência.
O projeto idealizado por Gabriela Acerbi Pereira e Vittor Policarpo Souza Martins, pesquisadores e produtores culturais, é executado por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Edital 5 – Capacitações, lançado em âmbito estadual. A proposta do circuito ficou em 3º lugar na classificação geral de sua categoria, confirmando sua relevância para o fortalecimento da cultura afro-mineira.
As inscrições ficam abertas até esta quinta-feira (31). Para participar, é necessário se inscrever pelo link: https://forms.gle/XyJnJ5FTKq44sE64A.
Nossos canais de comunicação:



Deixe um comentário