Voltar para Notícias

Incêndio atinge 24 hectares de vegetação em Poços de Caldas

Atualizado em 21/08/2025

 

Bombeiros e Defesa Civil atuaram por quase seis horas no combate às chamas próximas à Fepasa

Foto: Corpo de Bombeiros.

Um incêndio de grandes proporções consumiu cerca de 24 hectares de vegetação na região de morros próximos à Fepasa, em Poços de Caldas, na manhã da última quarta-feira (20). As chamas tiveram início por volta das 6h40 e só foram controladas por volta das 12h30.

Área atingida e combate

O fogo se espalhou rapidamente por uma extensa área de vegetação campestre, formada principalmente por gramíneas e herbáceas, além de árvores e arbustos isolados. Nove bombeiros militares participaram diretamente da operação, com apoio da Defesa Civil Municipal, que disponibilizou um caminhão-pipa.

Ao todo, foram utilizados cerca de 20 mil litros de água, divididos entre o caminhão da Defesa Civil e o auto-bomba dos Bombeiros. O combate também contou com abafadores, mochilas costais, sopradores, ferramentas manuais e o apoio de um drone para monitoramento aéreo.

Desafios enfrentados

As equipes lidaram com condições desfavoráveis, como o terreno íngreme e de difícil acesso, além da grande quantidade de material combustível que favoreceu a propagação das chamas. Para evitar que o fogo avançasse em direção ao bairro Jardim Europa e áreas vizinhas, foram abertos aceiros e criadas linhas negras de contenção.

Apesar da extensão da área afetada, não houve registro de feridos nem de danos a residências, comércios ou edificações públicas. As causas do incêndio ainda não foram identificadas e serão apuradas.

Alerta na estiagem

O Corpo de Bombeiros reforça o alerta para o período de estiagem, quando os riscos de incêndios florestais aumentam. Entre as principais medidas preventivas estão a limpeza de terrenos, a manutenção de aceiros e a eliminação de materiais que possam servir de combustível para o fogo.

 

 

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias