Voltar para Notícias

Homem preso por ‘sextorsão’ no Sul de Minas fez 20 vítimas em três meses; entre elas, líderes religiosos

Atualizado em 12/02/2026

Três vítimas são de Poços de Caldas; prisão ocorreu em Cabo Verde (MG) durante operação da Polícia Civil

Foto: Polícia civil.

A Polícia Civil concluiu as investigações sobre um homem de 30 anos suspeito de praticar extorsão sexual pela internet, crime conhecido como “sextorsão”. Ao término do inquérito, 20 vítimas foram identificadas em um período de três meses, entre elas líderes religiosos.

O suspeito foi preso no dia 3 de fevereiro, durante a operação “Rastro Digital”, realizada em Cabo Verde (MG). A ação foi coordenada pela Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio de Poços de Caldas e cumpriu mandados de busca, apreensão e prisão preventiva contra o investigado.

Segundo a Polícia Civil, as apurações em ambiente cibernético apontaram que o homem seria o principal responsável por uma série de crimes praticados por meio da internet.

Como o crime era praticado

De acordo com as investigações, o suspeito utilizava perfis falsos em redes sociais e aplicativos de mensagens para iniciar contato e estabelecer conversas com pessoas de diferentes idades e gêneros.

Durante as interações, ele realizava chamadas de vídeo utilizando montagens e gravações de terceiros, com o objetivo de induzir as vítimas a participar de atos íntimos virtuais. As chamadas eram gravadas e, posteriormente, o investigado passava a exigir dinheiro sob ameaça de divulgar o conteúdo a familiares ou publicar nas redes sociais.

A análise dos aparelhos eletrônicos apreendidos confirmou que, em três meses, o suspeito fez 20 vítimas nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Pará. Em Poços de Caldas, três pessoas procuraram a delegacia para registrar ocorrência.

Prisão e andamento do caso

Após a identificação do autor, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva, que foi decretada pela Justiça. O homem foi encaminhado ao Presídio de Poços de Caldas, onde permanece à disposição do Judiciário.

O inquérito referente às vítimas que registraram ocorrência em Poços de Caldas foi concluído e encaminhado ao Ministério Público para as providências cabíveis.

Em relação às demais vítimas identificadas ao longo das investigações, haverá desmembramento do procedimento para que cada uma seja formalmente contatada e orientada sobre o registro de ocorrência, possibilitando a responsabilização penal do investigado.

Criminoso chantageava vítimas com a ameaça de divulgar imagens íntimas — Foto: Polícia civil.

O que é “sextorsão”

A “sextorsão” é um crime caracterizado por ameaças de divulgação de imagens, vídeos ou mensagens de conteúdo íntimo ou sexual, geralmente obtidos por meio de redes sociais ou aplicativos de conversa. Nesses casos, o criminoso costuma exigir dinheiro, novos conteúdos íntimos ou outros tipos de favores para não expor o material.

A prática pode atingir adultos e adolescentes e provoca sérios danos emocionais, psicológicos e financeiros às vítimas.

A Polícia Civil reforça que a culpa nunca é da vítima e alerta que ceder às exigências não garante o fim das ameaças. Em situações de “sextorsão”, a orientação é procurar imediatamente a polícia e registrar a ocorrência.

 

 

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias