Formação de ciclone deve provocar chuva intensa e queda de temperatura no Sul de Minas
Atualizado em 28/01/2026
Fenômeno começa a atuar a partir de sexta-feira (30) e pode gerar acumulados superiores a 100 mm em áreas da Serra da Mantiqueira

A formação de um ciclone no litoral da região Sudeste deve provocar mudanças significativas no tempo a partir da próxima sexta-feira (30/1), com impactos em cidades de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A previsão indica grande volume de chuva e ligeira queda nas temperaturas. O alerta foi divulgado na tarde desta terça-feira (27/1) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Chuva volumosa e risco de transtornos
De acordo com o Inmet, os volumes de chuva podem ser elevados, com acumulados que podem ultrapassar 100 milímetros em um período de 24 horas, especialmente nas áreas da Serra da Mantiqueira, que abrange municípios de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Em Minas Gerais, as regiões Sul do estado e o Triângulo Mineiro devem ser as mais afetadas pelo fenômeno. Nessas localidades, além da chuva intensa, há possibilidade de ocorrência de queda de granizo.
Atuação do ciclone pode favorecer ZCAS
Ainda conforme o instituto, a previsão aponta para a “atuação persistente do ciclone até o início da próxima semana”. Esse cenário pode contribuir para a formação de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
A ZCAS é caracterizada pelo aumento da nebulosidade e por períodos prolongados de chuva. O fenômeno já foi responsável por dias consecutivos de precipitações intensas em Minas Gerais ao longo de 2026, incluindo a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Entenda o que é um ciclone
Segundo o Inmet, um ciclone é uma área de baixa pressão atmosférica. No Hemisfério Sul, os ventos giram no sentido horário, transportando umidade para o centro do sistema. Como o ar nessa região é quente e úmido, ele tende a subir, favorecendo a formação de nuvens carregadas, o que pode resultar em chuvas intensas e outros eventos meteorológicos associados.
O Inmet recomenda que a população acompanhe os avisos meteorológicos e fique atenta a possíveis orientações da Defesa Civil nos próximos dias.
Fontes: Com informações de Inmet e o tempo.
Nossos canais de comunicação:


Deixe um comentário