FIEMG reforça apoio à análise de projetos estratégicos de terras raras no Sul de Minas Gerais
Tathyana Charlanti2025-11-28T18:05:19-03:00Atualizado em 28/11/2025

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) informa que, na reunião desta sexta-feira, 28 de novembro de 2025, estavam pautados para deliberação no Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) os primeiros grandes projetos de mineração de terras raras em desenvolvimento no Ocidente. Localizados em Caldas e Poços de Caldas, esses empreendimentos integram o mapa global da transição energética, colocando os municípios, o estado e o país em posição de destaque estratégico.
Por recomendação do Ministério Público Federal (MPF), os dois projetos foram retirados de pauta, apesar dos esclarecimentos já apresentados nos respectivos processos pelos empreendedores.
Os projetos encontram-se na fase de Licença Prévia — etapa em que não se avaliam projetos executivos nem impactos de instalação e operação. Todos passaram por audiências públicas e foram instruídos com os mais abrangentes estudos ambientais previstos na legislação. Além disso, contam com pareceres favoráveis da autoridade licenciadora, não possuem pareceres contrários por parte dos conselheiros e tampouco há decisões judiciais que impeçam sua discussão.
A FIEMG manifesta apoio aos projetos da Meteoric e da Viridis, bem como à continuidade do debate, por entender que a análise técnica no fórum competente é fundamental para ampliar a compreensão sobre a relevância socioeconômica e ambiental desses empreendimentos.
Tais projetos representam avanços concretos para o Brasil, oferecendo uma oportunidade singular de ampliar a participação nacional nas cadeias globais de tecnologia, energia renovável e manufaturas de alto valor agregado.
Dessa forma, a FIEMG é favorável ao retorno dos processos à pauta da próxima reunião de dezembro da Câmara de Atividades Minerárias (CMI) do Copam, assegurando o andamento regular das análises e contribuindo para o desenvolvimento sustentável, bem como para o avanço de minerais essenciais à transição energética e ao combate às mudanças climáticas.
A FIEMG reforça que os projetos citados possuem credenciais sólidas para unir os poderes públicos federal, estadual e municipal aos interesses da sociedade civil.
Fonte: Imprensa FIEMG
Nossos canais de comunicação:


Deixe um comentário