Festival Música nas Montanhas começa nesta quarta-feira com concertos gratuitos em Poços de Caldas
Atualizado em 14/01/2026
Programação da 27ª edição segue até sábado e reúne professores, alunos e solistas internacionais

A abertura oficial da 27ª edição do Festival Música nas Montanhas (FMM) acontece nesta quarta-feira (14), em Poços de Caldas. Considerado uma das principais iniciativas dedicadas à música de concerto no país, o evento será realizado até sábado (17) e reúne dezenas de alunos e professores de diversas regiões do Brasil, além de participantes vindos de países como Itália, Argentina e Colômbia.
Neste ano, o festival apresenta uma edição especialmente dedicada às cordas e ao canto. A programação contempla aulas e apresentações voltadas ao violino, viola, violoncelo, contrabaixo e à formação vocal, além de uma série de concertos gratuitos que devem movimentar o Teatro Municipal da Urca e outros espaços culturais da cidade.
Referência na música de concerto
Ao longo de suas 26 edições anteriores, o Festival Música nas Montanhas já recebeu milhares de músicos e estudantes, consolidando Poços de Caldas como referência nacional e internacional na música de concerto. O evento se destaca pela integração entre atividades pedagógicas e apresentações artísticas, promovendo o intercâmbio cultural entre participantes de diferentes origens.
O festival tem direção artística do maestro Jean Reis e direção administrativa de Raquel Mantovani.
Segundo Raquel, a proposta desta edição é oferecer uma imersão intensa em oficinas pedagógicas e concertos, com foco em formações orquestrais e camerísticas dedicadas às cordas e ao repertório vocal.
“Esse ano o Festival Música nas Montanhas apresenta uma edição reduzida, Cordas e Canto, sem perder, entretanto, a excelência de suas ações, voltadas para o grande público, aos profissionais e alunos que virão de diversas regiões do país, bem como do exterior, oferecendo uma programação artística de alto nível”, afirmou.
Abertura oficial e destaques
A programação voltada à área vocal teve início no dia 12 de janeiro, com atividades da classe de canto, coral infantil, TerceirEncanto e Coro Sinfônico.
A abertura oficial do festival, nesta quarta-feira (14), contará com apresentação da Orquestra Versatilis, sob regência de Jean Reis, tendo como solista a pianista italiana Annarosa Partipilo, convidada especial desta edição.
Outro destaque da programação é a participação da violinista Elisa Fukuda, um dos nomes mais respeitados do violino no país, que se apresenta ao lado da Orquestra de Cordas do Festival. O concerto de encerramento também terá a participação do pianista italiano Luigi Borsillo.
Concertos e descentralização cultural
Além dos Concertos Noturnos e da Série IMS, o Festival Música nas Montanhas promove os Concertos Especiais, levando a música de concerto a espaços como hospitais, asilos e centros administrativos. A proposta é ampliar o acesso cultural e proporcionar experiências musicais a públicos que, normalmente, não frequentam salas de concerto.
Programação completa
Série de Concertos Noturnos & IMS
Os concertos noturnos acontecem sempre às 20h30, no Teatro Municipal da Urca, com entrada gratuita. Não é necessária a retirada de ingressos. A organização orienta o público a chegar com antecedência, em razão da capacidade do teatro.
14 de janeiro (quarta-feira)
• 20h30 – Teatro da Urca
Orquestra Versatilis
Solista: Annarosa Partipilo
Regência: Jean Reis
15 de janeiro (quinta-feira)
• 19h – Série IMS
Recital de Piano – Hércules Gomes
IMS – Instituto Moreira Sales
Rua Teresópolis, 90
Entrada gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes
• 20h30 – Teatro da Urca
Professores do Festival
16 de janeiro (sexta-feira)
• 20h30 – Teatro da Urca
CANTATE
Coral Infantil
TerceirEncanto
Classe de Canto
Coro Sinfônico
Professor: Francisco Campos
Maestrina: Regina Kinjo
17 de janeiro (sábado)
• 17h – Série IMS
Recital de Canto
Coordenação: Francisco Campos
Piano: Daniel Gonçalves
IMS – Instituto Moreira Sales
Rua Teresópolis, 90
Entrada gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes
• 20h30 – Teatro da Urca
Orquestra de Cordas do Festival
Solistas: Elisa Fukuda e Luigi Borsillo
Regência: Jean Reis
Nossos canais de comunicação:


Deixe um comentário