Entenda o Projeto Colossus e o processo de licenciamento ambiental
Atualizado em 23/10/2025

O Projeto Colossus é uma iniciativa da Viridis Mining & Minerals voltada à pesquisa, mineração e processamento de terras raras em Poços de Caldas (MG).
As terras raras são um grupo de 17 elementos químicos encontrados na natureza, conhecidos por suas propriedades únicas e considerados estratégicos para a transição energética, sendo utilizados na fabricação de tecnologias limpas, como motores elétricos, turbinas eólicas, baterias e equipamentos eletrônicos de alta eficiência.
Atualmente, o Projeto Colossus está em fase de licenciamento ambiental, garantido que toda atividade seja conduzida de forma segura, sustentável e transparente, com o devido acompanhamento dos órgãos ambientais e regulatórios.
O que é o licenciamento ambiental?
O licenciamento ambiental é uma exigência legal para empreendimentos que utilizam recursos naturais ou possam causar impactos ao meio ambiente. No caso do Projeto Colossus, o processo é trifásico, ou seja, ocorrerá em três etapas:
- Licença Prévia (LP): avalia a viabilidade ambiental do projeto e define condições para o seu desenvolvimento;
- Licença de Instalação (LI): autoriza o início das obras e instalações, mediante apresentação de projetos e estudos complementares;
- Licença de Operação (LO): autoriza o início das atividades operacionais, após a comprovação do cumprimento de todas as exigências estabelecidas na LP e na LI, incluindo a implementação de medidas de controle ambiental e o atendimento às condicionantes determinadas pelos órgãos competentes.
O Projeto Colossus está na fase da Licença Prévia, com parecer técnico favorável da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), que agora será avaliado pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). Nas próximas etapas do processo de licenciamento, serão realizadas novas análises e apresentados estudos complementares.
Água e segurança hídrica
A outorga de uso da água – que autoriza a captação e utilização de recursos hídricos – só será solicitada e concedida na fase de Licença de Instalação. No entanto, estudos de viabilidade hídrica já realizados demonstram que não há risco ao abastecimento público de Poços de Caldas.
Mesmo assim, de forma voluntária, a Viridis está desenvolvendo uma parceria com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) para viabilizar as obras necessárias para a implantação da Subestação, da Estação Elevatória e da Linha de Recalque de Água Tratada da Estação de Tratamento de Água (ETA 5), contribuindo para ampliar a segurança hídrica do município.
Participação social e educação ambiental
A Viridis acredita que o diálogo com a comunidade é essencial. Por isso, está aberta a receber sugestões e contribuições de moradores, instituições e lideranças locais.
Como parte desse compromisso, a empresa tem apoiado projetos sociais e está desenvolvendo um Programa de Educação Ambiental (PEA), que vem promovendo oficinas com a população da zona sul para definir, de forma participativa, os temas que serão abordados no programa.
Formação e capacitação profissional
A partir de janeiro de 2026, a Viridis vai oferecer gratuitamente cursos voltados à formação de mão de obra local, fortalecendo o vínculo entre o projeto e o desenvolvimento social e econômico de Poços de Caldas.
Para saber mais, acesse:
Portal Verde: https://linktr.ee/viridismining
Instagram: www.instagram.com/viridisbrasil
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/viridisbrasil
WhatsApp: (35) 98451-8642
Nossos canais de comunicação:


Deixe um comentário