Educação de Jovens e Adultos está com matrículas abertas em Poços de Caldas até 5 de fevereiro
Atualizado em 12/01/2026
A Prefeitura de Poços de Caldas informa que as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão abertas até o dia 5 de fevereiro. A modalidade, cujas inscrições tiveram início em 5 de janeiro, é destinada a pessoas com mais de 15 anos que não concluíram a Educação Básica na idade regular, oferecendo uma nova oportunidade de acesso à escolarização e à garantia do direito à educação.
Durante o mês de janeiro, as inscrições estão sendo realizadas por meio de contato telefônico com os responsáveis pelas unidades que ofertam a EJA: na Escola Municipal Alvino Hosken de Oliveira, pelo telefone (35) 98807-0310, e no CAIC Professor Arino Ferreira Pinto, pelo telefone (35) 99748-2773. A partir do mês de fevereiro, o atendimento para matrículas passa a ser realizado presencialmente nas unidades escolares.
A rede municipal de ensino oferece a Educação de Jovens e Adultos em três unidades. A Escola Municipal Alvino Hosken de Oliveira, no bairro Cascatinha, atende a alfabetização, os anos iniciais e os anos finais do Ensino Fundamental, com sete turmas e 55 estudantes matriculados. O Espaço Cooperativo de Aprendizagem Horizonte (ECAH), localizado no Centro, oferece alfabetização e os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Já o CAIC Professor Arino Ferreira Pinto, no bairro Jardim Esperança, oferta os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), com três turmas e 52 estudantes matriculados. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
A Educação de Jovens e Adultos integra o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA, política pública coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com estados, Distrito Federal e municípios. O programa tem como objetivo ampliar o acesso à escolarização, elevar a escolaridade e contribuir para a superação do analfabetismo no país.
De acordo com dados da Pnad Contínua 2024, do IBGE, em 2023 o Brasil registrava 9,1 milhões de pessoas com 15 anos ou mais não alfabetizadas, o que reforça a importância da EJA como instrumento de inclusão social, cidadania e desenvolvimento humano.
Nossos canais de comunicação:



Deixe um comentário