Voltar para Notícias

Douglas Dofu questiona Prefeitura sobre apoio para implantação da APAC em Poços de Caldas

Atualizado em 07/07/2025

Vereador cobra informações sobre  articulação institucional e apoio técnico ao projeto

Na última semana, a Câmara Municipal de Poços de Caldas aprovou um requerimento de autoria do vereador Douglas Dofu (União Brasil), solicitando informações da Prefeitura sobre o apoio oferecido à criação da APAC — Associação de Proteção e Assistência aos Condenados — no município.

O parlamentar destacou que o modelo de execução penal adotado pelas APACs tem se mostrado uma alternativa eficaz ao sistema prisional tradicional, com índices significativamente menores de reincidência, redução de custos para o Estado e resultados positivos em termos de ressocialização.

Reunião com o presidente da APAC local

Em junho, Dofu se reuniu com o advogado Dr. Carlos Ramos, atual presidente da APAC em Poços de Caldas. Segundo o vereador, a sociedade civil organizada já vem discutindo e avançando na proposta de implantação de uma unidade local.

“Temos discutido essa questão há bastante tempo e, no município, as iniciativas da sociedade civil têm avançado com o objetivo de implantar uma unidade local, sendo que já existe um terreno, o que demonstra a viabilidade concreta do projeto. No entanto, a APAC não dispõe de todos os recursos para o projeto e é o que estamos buscando junto à Prefeitura e aos deputados, através de emendas parlamentares. Estive em reunião com o Dr. Carlos, que tem trabalhado nesse sentido, e estamos questionando o Executivo sobre os próximos passos para efetivação da Associação”, afirmou.

Expansão do modelo no Estado

Douglas Dofu lembrou ainda que a construção de unidades da APAC tem se espalhado por diversas cidades, evidenciando uma experiência bem-sucedida, com suporte institucional e cumprimento de penas em ambiente humanizado, seguro e integrado à comunidade.

Nesse sentido, o parlamentar questionou o Executivo municipal sobre as providências em andamento para viabilizar a implantação da unidade em Poços, especialmente em relação à cessão de imóvel ou terreno, articulação com órgãos do sistema de justiça e apoio técnico para a estruturação da unidade.

Apoio do poder público é decisivo, afirma vereador

Para o legislador, o envolvimento da Prefeitura é essencial para o andamento do projeto, seja na formalização de parcerias, articulação institucional ou nos encaminhamentos administrativos necessários.

“O apoio do Executivo é fundamental nesse processo, sobretudo por meio da formalização de parcerias, articulação com os órgãos do sistema de justiça e encaminhamentos administrativos necessários à estruturação da unidade”, reforçou Dofu.

 

 

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Comentário (1)

  • Alvaro Inacio Ferreira Filho Responder

    Sr vereador, quem comete delito tem que pagar. Vamos melhorar as instalações dos presídios fazendo com que seja possível dar o tratamento adequado a cada caso. Vamos parar com esse negócio de ficar passando a mão na cabeça de infrator. Vamos gastar mais dinheiro de impostos com gente que produz. Quem opta pelo lado errado da vida precisa entender isso.

    07/07/2025 em 16:47

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias