Voltar para Notícias

Diretor do DMAE se pronuncia sobre denúncias de uso irregular de água tratada em Poços de Caldas

Atualizado em 04/08/2025

 

O diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Poços de Caldas, Paulo César Silva, se manifestou nesta semana após a ouvidoria do órgão receber denúncias envolvendo o suposto uso indevido de água tratada por caminhões da Prefeitura para a lavagem de prédios públicos.

Segundo relatos encaminhados por moradores, os veículos estariam utilizando hidrantes para abastecimento com água potável — prática que contraria as diretrizes de uso racional do recurso. Embora as denúncias não tenham sido acompanhadas de fotos ou vídeos que comprovem a irregularidade, o diretor afirmou ter levado o caso ao conhecimento de secretários municipais.

“São dezenas de hidrantes em toda a cidade e não temos condições físicas de fiscalizar todos eles em tempo real. Contudo, levamos a sério essas denúncias e agradecemos aos cidadãos que atuam como nossos fiscais”, disse Paulo César Silva. “Sabemos que, para a limpeza de prédios públicos, deve-se utilizar água limpa, mas não potável.”

O diretor destacou que conversou diretamente com gestores das áreas de obras e serviços públicos, reforçando a importância de dar o exemplo.

“Se cobramos da população o uso racional da água tratada, que não deve ser desperdiçada em lavagens de pisos, calçadas ou jardins, temos que fazer nossa parte.”

Paulo César também citou avanços no combate às perdas de água no sistema do município.

“Tínhamos um índice de perdas que chegou a 47% e alcançamos recentemente 20,83%, o que nos coloca em um seleto grupo de cidades no país”, concluiu.

O DMAE reforça que a população pode continuar colaborando com a fiscalização e denunciando irregularidades por meio dos canais da ouvidoria.

 

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias