Déficit de vagas em creches em Poços de Caldas ultrapassa 800; fila de espera gera questionamentos
Poços de Caldas enfrenta um déficit significativo de vagas em creches, segundo informações da Secretaria Municipal de Educação.
Respondendo a um questionamento feito pelo vereador Silvio de Assis, a pasta informou que a cidade possui uma carência de 831 vagas distribuídas entre os diferentes grupos etários.
O maior déficit é registrado no berçário, com 289 crianças na lista de espera para o berçário I e 317 para o berçário II.
No maternal, há uma demanda de 70 vagas para o maternal I e 155 para o maternal II.
📱Mantenha-se informado! Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp.
Além da falta de vagas, a organização da fila de espera tem gerado dúvidas entre as famílias.
O vereador Silvio de Assis levantou questionamentos sobre o fato de uma criança aparecer em uma posição específica na fila e, posteriormente, outras crianças surgirem à sua frente.
Essa situação, conforme explicou a Secretaria de Educação, decorreu de ajustes no sistema de cadastro das famílias.
Segundo a secretária de Educação, Deborah Brianezi, a mudança ocorreu em março devido a uma atualização no sistema que gerencia o zoneamento das famílias.
A secretária explicou que o Portal da Transparência não exibia todas as classificações simultaneamente. Assim, ao acessar o sistema, as famílias viam a classificação da criança em uma unidade específica, o que gerava a impressão de que a posição da criança estava mudando.
“Além disso, a criança estava sendo listada em unidades que não atendiam a sua faixa etária”, acrescentou Brianezi.
A Secretaria informa que o sistema já foi atualizado para refletir corretamente a posição das crianças na fila de espera, conforme a ordem cronológica de inscrição.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Nossos canais de comunicação:
Deixe um comentário