Voltar para Notícias

CPI dos Serviços Funerários convoca depoentes e pede dados detalhados sobre sepultamentos em Poços

Atualizado em 01/10/2025

 

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades nos serviços funerários de Poços de Caldas realizou, na tarde de segunda-feira (29), mais uma reunião ordinária na Câmara Municipal. Durante o encontro, os vereadores receberam respostas a requerimentos já encaminhados e definiram os próximos passos da apuração.

Solicitação de informações sobre velórios e sepultamentos

Entre os novos pedidos, o relator da CPI, vereador Diney Lenon (PT), apresentou o Requerimento nº 114/2025, que solicita à Prefeitura a relação detalhada de todos os velórios e sepultamentos realizados na cidade desde 2017. A documentação deve conter, mês a mês, datas, horários de início e término dos velórios, além de informações sobre dia, horário e local dos sepultamentos.

Convocação de cinco depoentes

Outro ponto aprovado foi o Requerimento nº 112/2025, que convoca cinco pessoas para prestar depoimento no próximo dia 6 de outubro. Segundo os vereadores, os esclarecimentos são fundamentais para avançar na investigação e apurar responsabilidades.

Andamento dos trabalhos

O presidente da CPI, vereador Marcos Sansão (PL), afirmou que as respostas recebidas nesta semana serão decisivas para dar ritmo ao inquérito.

“Com as quatro respostas que recebemos hoje, conseguimos dar início aos próximos passos da CPI. Já na semana que vem vamos iniciar as oitivas de testemunhas, o que dará uma nova dinâmica à comissão. Também vamos solicitar a prorrogação do prazo, que está prestes a vencer, mas nossa expectativa é concluir os trabalhos antes mesmo do fim da prorrogação”, disse.

Fatos investigados

A CPI foi instaurada para apurar suspeitas que envolvem:

  • possível desvio de recursos públicos na Funerária Municipal;
  • formação de quadrilha e/ou venda irregular de serviços de tanatopraxia;
  • corrupção ativa e passiva;
  • vilipêndio de cadáver;
  • uso indevido de recursos públicos;
  • descumprimento de contratos vinculados aos serviços funerários;
  • conduta de agente público considerada incompatível com o cargo.

Composição da comissão

A CPI dos Serviços Funerários é formada por cinco vereadores: Pastora Mel (União Brasil), Marcos Sansão (PL), Diney Lenon (PT), Wellington Paulista (PSDB) e Rovilson Gouvêa, o Neno (PRD).

 

 

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias