Voltar para Notícias

Conservatório Musical retoma aulas nesta quinta-feira (5)

Atualizado em 05/02/2026

 

As aulas do Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani tiveram início nesta quinta-feira, 5 de fevereiro, seguindo o calendário da Rede Municipal de Educação. Na quarta-feira (4), a nova coordenadora da instituição, Cristiane Fernandes, realizou reunião com a equipe de servidores.

A secretaria da instituição já trabalha desde janeiro para preparar o reinício das aulas, providenciando todos os detalhes administrativos e também a retomada das inscrições para a fila de espera, processo de admissão no Conservatório.

A cada vaga disponibilizada, um aluno da fila é contatado para ocupá-la, num processo contínuo, que acontece durante todo o ano. A inscrição precisa ser renovada anualmente, todo mês de junho, como forma do candidato reafirmar seu interesse em ingressar no Conservatório.

De grande importância no ensino musical na região, a instituição oferta 23 cursos entre diversos instrumentos musicais, canto, coral, desenho, musicalização infantil, teatro e teoria e percepção musical. É voltada para alunos de diferentes faixas etárias e níveis de formação, desde a iniciação musical até o curso técnico, preparando os estudantes tanto para a prática artística como para a continuidade nos estudos em música.

Além das aulas, a instituição mantém grupos artísticos e didáticos como a Banda Sinfônica, a Orquestra Sinfônica, a Orquestra de Cordas e os Corais, que realizam diversas apresentações durante o ano.

O Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani está localizado na Rua Paraíba, 616 – Centro, e a secretaria funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. O novo auditório, no prédio da antiga Prefeitura, também já está sendo utilizado para ensaios, estudos e apresentações.

Descentralização
A coordenadora destaca que a diretriz do trabalho da instituição a partir de agora é a descentralização das ações, por meio de projetos, oficinas formativas e apresentações.

“Essa descentralização reafirma o caráter público, democrático e inclusivo do Conservatório, aproximando a arte das comunidades e fortalecendo a música como ferramenta de educação, cidadania e transformação social”, ressalta Cristiane Fernandes.

O objetivo é que o Conservatório também seja beneficiado com o programa Adote uma Escola, da Secretaria Municipal de Educação.

“O Conservatório está com muitos projetos de descentralização e, para que esses projetos aconteçam na cidade, é importante que a população e os empresários nos apoiem. Todos podem ajudar, tanto pessoas físicas como jurídicas, por meio da Associação Amigos do Conservatório”, completa a coordenadora.

Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3697-2381.

Fundado em 1959, o Conservatório completou 66 anos em 2025. Em 1984, foi acrescentado o nome Antônio Ferrucio Viviani à denominação Conservatório Musical, que a instituição leva até os dias de hoje. Em 1985, adotou regimento escolar e, em 2000, passou por uma reestruturação funcional, por meio da Lei 7.153, com a criação de cargos nos quadros de pessoal do Magistério da Prefeitura. Em 66 anos de existência, a instituição busca aperfeiçoar seu trabalho, fomentando a educação musical no município.

 

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias