Voltar para Notícias

Conservatório Musical de Poços de Caldas passa por modernização e ganha nova fase administrativa e pedagógica

Atualizado em 17/10/2025

 

A Secretaria Municipal de Educação vem promovendo uma série de mudanças no Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani desde o início do ano, com o objetivo de ampliar a transparência e a eficiência das atividades desenvolvidas na instituição.

Novas práticas e fortalecimento pedagógico

Nos últimos meses, foram implantados novos modelos de controle de frequência, de cumprimento das atividades pedagógicas coletivas e de regularização das rotinas escolares — medidas que já fazem parte do funcionamento das demais unidades da Rede Municipal de Ensino.

O Conservatório passou também a contar com uma supervisora pedagógica, profissional com ampla experiência em processos educacionais, cuja atuação tem sido essencial para alinhar o funcionamento da unidade aos ritos pedagógicos e administrativos da rede. As mudanças reforçam o caráter educacional do Conservatório e sua integração ao sistema municipal de ensino.

“O Conservatório Musical de Poços de Caldas é um patrimônio cultural e educacional do município. Sua importância para a formação artística e humana dos nossos alunos é indiscutível. Essas medidas não visam burocratizar a arte, mas assegurar que o Conservatório funcione dentro das mesmas diretrizes aplicadas a todas as escolas da rede. O Conservatório continua sendo um espaço de sensibilidade, talento e arte, mas também de gestão, planejamento e responsabilidade pública”, afirmou o secretário municipal de Educação, Marcus Lemos.

Estrutura em expansão

Além das medidas administrativas e pedagógicas, a Secretaria de Educação tem investido na ampliação da estrutura do Conservatório. O novo auditório, localizado no prédio da antiga Prefeitura, já está sendo utilizado para ensaios, estudos e apresentações.

Nas próximas semanas, o espaço passará por melhorias, como pintura e ajustes estruturais, visando oferecer mais conforto e qualidade para alunos e professores. Por ser um prédio tombado, todas as intervenções exigem autorização do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico (CONDEPHACT). O processo está em andamento e a ocupação do local ocorre de forma gradual, com os devidos cuidados técnicos e históricos.

Novos projetos e expansão

Entre os projetos previstos para 2026, a Secretaria Municipal de Educação trabalha na formalização de convênios com empresas interessadas em doar equipamentos e instrumentos musicais, além da elaboração dos termos de referência para novas aquisições.

66 anos de história

Fundado em 1959, o Conservatório Musical de Poços de Caldas completa 66 anos em 2025. Em 1984, o nome Antônio Ferrucio Viviani foi incorporado à denominação oficial da instituição. Um ano depois, foi aprovado o regimento escolar e, em 2000, a instituição passou por uma reestruturação funcional por meio da Lei nº 7.153, que criou cargos específicos no quadro do Magistério Municipal.

Com mais de seis décadas de atuação, o Conservatório segue como referência na formação musical e na difusão da cultura em Poços de Caldas.

 

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias