Voltar para Notícias

Congresso Nacional de Saneamento: DMAE Poços apresenta trabalhos técnicos e alerta para impacto da reforma tributária no setor

Atualizado em 01/07/2025

 

 

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Poços de Caldas teve participação de destaque no 53º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae (CNSA), realizado na última semana em Caldas Novas, Goiás. Além da apresentação de sete trabalhos técnicos por servidores da autarquia, o diretor do DMAE, Paulo César Silva, participou como mediador de dois importantes debates durante o evento, considerado um dos principais fóruns de saneamento básico do país.

O congresso reuniu aproximadamente 3 mil participantes, entre gestores públicos, técnicos, empreendedores, pesquisadores, estudantes e outros profissionais do setor, que acompanharam palestras e discutiram temas relevantes como tratamento de água e esgoto, gestão de resíduos sólidos, controle de perdas, política tarifária, regulação, controle social, planejamento e inovação tecnológica.

DMAE no centro dos debates

Representando Poços de Caldas, o diretor do DMAE atuou como mediador em dois momentos estratégicos da programação. No dia 24, conduziu a mesa-redonda sobre “Gestão Municipal Integrada dos Serviços de Saneamento Básico” e, no dia 25, foi responsável pela mediação do seminário “Impactos da Reforma Tributária nas Faturas dos Serviços Públicos de Saneamento Básico”.

Durante este último debate, Paulo César ressaltou a preocupação do setor com os possíveis efeitos da proposta de reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional.

“Tivemos a participação de três doutores na área de saneamento no debate, todos preocupados com o impacto que a reforma poderá gerar nas tarifas das empresas, podendo aumentar os valores em cerca de 18%. Isso pode elevar a inadimplência e comprometer a saúde financeira das companhias, sejam municipais ou estatais. Foi um debate muito produtivo e necessário, assim como todos os demais realizados no evento”, avaliou.

Poços representada por outras lideranças

Além da equipe do DMAE, Poços de Caldas esteve representada no congresso pelos secretários municipais de Meio Ambiente, Stefano Albino Zincone, e de Obras, José Benedito Damião, além do diretor das Águas Minerais, Donizetti Albino. Os representantes acompanharam painéis e trocaram experiências com profissionais de diversas regiões do Brasil.

Feira de Saneamento e inovação tecnológica

Paralelamente às atividades técnicas, o 53º Congresso da Assemae promoveu a tradicional Feira de Saneamento, que contou com 53 estandes de expositores. A feira apresentou novidades e soluções para o setor, promovendo o intercâmbio de informações e o estímulo à inovação tecnológica. Entre os destaques esteve o estande da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que exibiu os serviços disponibilizados e as linhas de crédito oferecidas em todo o território nacional.

Valorização do conhecimento técnico

A participação dos servidores do DMAE, com a apresentação de sete trabalhos técnicos, também reforçou o compromisso da autarquia em buscar atualização e novas soluções para o setor de saneamento básico de Poços de Caldas. Os conteúdos abordaram temas relacionados à gestão operacional, controle de perdas, gestão ambiental e boas práticas no atendimento à população.

 

 

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias