Voltar para Notícias

Carta de Juscelino Kubitschek é encontrada no acervo do Museu de Poços de Caldas

Atualizado em 02/09/2025

 

Documento de 1961 traz discurso de despedida do ex-presidente e passa a integrar acervo acessível ao público

 

Um verdadeiro tesouro histórico foi descoberto no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. A estagiária de Museologia Jussara Soares encontrou, entre as páginas de um livro, uma carta assinada pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek, datada de 1961.

O documento original preserva selo em alto relevo e assinatura de JK, atestando sua autenticidade. O destinatário, porém, permanece um mistério, já que o envelope não foi localizado.

Despedida presidencial

A carta integra o conjunto de mensagens enviadas por Kubitschek no fim de seu mandato. No texto, o presidente expressa gratidão ao povo brasileiro, faz um balanço positivo de sua gestão e afirma ter cumprido os compromissos assumidos ao longo dos cinco anos de governo.

“Esta foi uma carta que JK enviou para várias pessoas em janeiro de 1961, mas não temos o destinatário do documento que está no acervo do Museu de Poços. Encontrei um tesouro”, conta Jussara, que estuda Museologia no Centro Universitário Leonardo da Vinci.

No início da mensagem, o então presidente registra:

“Ao aproximar-se o término do meu mandato, venho manifestar-lhe, de modo especial, o meu reconhecimento pelo seu patriótico apoio à luta que travei para conduzir a pleno êxito a causa do desenvolvimento nacional.”

Legado de JK

Juscelino Kubitschek governou o Brasil de 1956 a 1961, período em que ficou marcado pelo lema “50 anos em 5”. Sua gestão promoveu grandes investimentos em infraestrutura e industrialização, além da construção de Brasília, a nova capital federal.

Para a coordenadora do Museu, Lavínia du Valle, o achado tem grande relevância histórica.

“Documentos como este são fontes para compreendermos melhor os momentos de transição política, as visões de país e os legados deixados por nossos governantes”, afirma.

No encerramento da carta, JK reforça o compromisso com o país:

“Sejam quais forem os rumos da minha vida pública, levarei comigo ao deixar o honroso posto que me confiou a vontade popular, o firme propósito de continuar servindo ao Brasil com a mesma fé, o mesmo entusiasmo e a mesma confiança nos seus altos destinos.”

Visitação

O documento já integra o acervo histórico do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, que preserva outros registros raros ligados à história local e nacional. O espaço está aberto ao público nos seguintes horários:

  • Terça a sexta-feira: 9h30 às 17h
  • Sábados: 12h30 às 16h30
  • Domingos e feriados: 9h às 13h
  • Segundas-feiras: fechado para manutenção

Serviço
Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas
📍 Rua Padre Henry Mothon, s/n – Centro – Poços de Caldas (MG)
📞 (35) 3697-2197 | 📧 museuvilla@gmail.com
📲 @museudepocosdecaldas

 

 

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias