Bebê de um mês é salvo por policiais militares após engasgar em Poços de Caldas
Atualizado em 30/07/2025

Um bebê de apenas um mês de vida foi salvo por policiais militares após se engasgar na Avenida Edmundo Cardilo, em Poços de Caldas, na última terça-feira (29).
De acordo com a Polícia Militar, uma equipe do Tático Móvel realizava patrulhamento de rotina quando foi abordada por um casal em desespero, pedindo socorro. Os militares verificaram que a criança apresentava sinais de engasgamento e, segundo a corporação, já estava sem sinais vitais.
Os policiais iniciaram imediatamente manobras de reanimação no bebê e conseguiram restabelecer os sinais vitais. Em seguida, levaram a criança e a mãe até a Santa Casa de Poços de Caldas, onde a recém-nascida recebeu atendimento médico para avaliação e cuidados complementares.
A Polícia Militar ressaltou que a agilidade no atendimento foi fundamental para salvar a vida da bebê.
O que fazer em casos de engasgo em bebês
Segundo orientações do Ministério da Saúde, caso um bebê engasgue, é importante manter a calma e agir rapidamente:
- Verifique se o bebê realmente está engasgado: se ele estiver tossindo ou chorando, é sinal de que ainda está respirando.
- Coloque o bebê de bruços sobre o antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo e apoiada com firmeza.
- Dê cinco tapas firmes com a base da mão nas costas, entre as escápulas (as “asas” das costas).
- Caso o objeto não seja expelido, vire o bebê de barriga para cima e faça cinco compressões com dois dedos no centro do peito, logo abaixo da linha dos mamilos.
- Repita as manobras até que o bebê volte a respirar ou até a chegada de ajuda especializada.
Em qualquer situação de engasgo, é fundamental acionar imediatamente o Samu (192) ou o Corpo de Bombeiros (193) para receber orientação e garantir atendimento rápido.
Nossos canais de comunicação:


Deixe um comentário