Voltar para Notícias

Audiência pública na Câmara de Poços debate violência contra a mulher e propõe ações integradas

Atualizado em 21/07/2025

 

Encontro reuniu autoridades, entidades e população para ouvir demandas e fortalecer políticas públicas de proteção às mulheres

A Câmara Municipal de Poços de Caldas sediou, na última semana, a audiência pública “Silenciadas pela violência – um debate urgente: vidas de mulheres importam”, que colocou em pauta a crescente violência contra a mulher no município. A iniciativa foi do vereador Tiago Braz (REDE), por meio do requerimento 1503/2025, e contou com a presença de autoridades, especialistas, representantes de entidades e cidadãs que relataram vivências e apresentaram propostas para o enfrentamento do problema.

Realizado no plenário da Câmara, o evento teve como objetivo ampliar o diálogo entre diferentes setores da sociedade e garantir espaço para escuta da população. Participaram da mesa a secretária municipal de Assistência Social, Marcela Brito de Carvalho Messias; a delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Dra. Maria Cecília Gomes Flora; e a cabo Bárbara Luíza Ribeiro Santos, da Radiopatrulha de Proteção à Mulher.

Segundo a secretária Marcela Brito, a audiência teve papel fundamental na mobilização do poder público e da sociedade civil.

“Ter uma audiência voltada exclusivamente à violência contra a mulher é extremamente significativo, pois dá visibilidade ao tema e reúne todos os atores do município que atuam nessa área. É uma oportunidade para ouvir a população e, a partir dessas demandas, ampliar e fortalecer os serviços oferecidos”, destacou.

Outras participantes incluíram a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Poços, Dra. Ellen Cristina de Oliveira; Natyara Novais, do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Mulher; e Lucimara Siqueira Costa Papi, coordenadora do Centro de Atenção à Saúde da Mulher. Movimentos sociais também marcaram presença, como a Marcha Mundial das Mulheres e o Coletivo Mulheres pela Democracia.

A vereadora Pastora Mel (UNIÃO) fez um pronunciamento inicial e ressaltou a baixa representatividade feminina no Legislativo. Ela enfatizou seu trabalho pela proteção das mulheres em diversos âmbitos sociais.

Duas cidadãs se inscreveram para fala livre: Michele dos Santos Cassia e Edna Leite Ramos, representante da Marcha Mundial das Mulheres, que compartilharam experiências e sugestões para combater a violência de gênero.

Durante o debate, Natyara Novais destacou o papel do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Mulher na fiscalização de serviços e na proposição de ações concretas. Ela também adiantou a programação do Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher:

“Teremos uma programação intensa: corrida, palestras e outras atividades voltadas à conscientização da sociedade”.

Ao final, o vereador Tiago Braz avaliou o encontro como positivo e reforçou o papel da Câmara no tema.

“Tivemos uma audiência muito produtiva, com a presença dos serviços que atendem mulheres em situação de violência e a participação da população, que compartilhou suas angústias e vivências. Foi possível identificar tanto as potencialidades quanto as deficiências dos serviços, o que permitirá aprimoramentos importantes”, afirmou.

 

Nossos canais de comunicação:

https://linktr.ee/sulminastv

  

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para Notícias