Audiência Pública Debate nesta quarta a Situação dos Trabalhadores do Antigo Aterro Sanitário em Poços de Caldas
Uma audiência pública está marcada para discutir a situação dos trabalhadores do antigo aterro sanitário em Poços de Caldas que foi fechado em 2022.
A reunião, proposta pelo vereador Diney Lenon (PT), acontecerá na Câmara Municipal às 15h desta quarta-feira (27). O debate se concentra em buscar medidas que possam ajudar os cidadãos afetados pela desativação do local, que até então constituía fonte de sustento para muitas famílias.
Desde o fechamento do aterro sanitário, em 2022, aproximadamente 80 trabalhadores ficaram desempregados, conforme relatado pelo requerimento. Com o encaminhamento do lixo para uma área em Casa Branca (SP), a situação dos trabalhadores locais tornou-se uma preocupação central. A proposta da audiência pública é reunir representantes do Executivo e de outros órgãos públicos para debater ideias e soluções que possam auxiliar essas famílias a lidar com as consequências do desemprego em massa.
O prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) forneceu informações sobre as ações tomadas em resposta à situação dos trabalhadores, destacando que desde 2022 as famílias foram incluídas nos atendimentos e acompanhamentos realizados pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Embora a maioria tenha recebido atendimentos pontuais e benefícios disponíveis, algumas ainda enfrentam dificuldades para se inserir no mercado de trabalho e continuam sendo acompanhadas pelo CRAS.
No total, foram identificadas 69 pessoas trabalhando no antigo aterro sanitário, algumas delas pertencentes à mesma família. Durante um período de seis meses, 49 famílias se beneficiaram do Programa Municipal de Transferência de Renda, enquanto duas famílias permaneciam inseridas no programa até fevereiro deste ano. As demais famílias têm acesso eventual a cestas básicas, auxílio-alimentação e outros benefícios.
A audiência pública representa uma oportunidade crucial para abordar questões fundamentais, como a busca por alternativas de emprego e o apoio contínuo às famílias afetadas pela mudança no cenário econômico local.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Deixe um comentário