Testes Rápidos de Covid-19 em Farmácias Mostram Aumento nos Casos Positivos
Na primeira semana de outubro, os testes rápidos de Covid-19 realizados em farmácias apresentaram um aumento significativo no percentual de diagnósticos positivos, atingindo o maior patamar desde janeiro. De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), dos 7.061 exames rápidos realizados entre 3 e 9 de outubro, 2.304 indicaram diagnóstico positivo para o coronavírus, representando pouco mais de 32% dos atendimentos.
Esse aumento é notável, considerando que ao longo de agosto, o índice variava entre 13% e 17%. No final de setembro, já havia registrado um aumento para 27%. Além disso, a Abrafarma observou um crescimento de 34% na procura por testes rápidos nos primeiros dias de outubro em comparação com o mesmo período de setembro.
Os estados que lideram esse aumento nos diagnósticos positivos de Covid-19 são Espírito Santo (37,9%), Paraná (35,7%), Rio de Janeiro (33,6%), Distrito Federal (33,5%), Rio Grande do Sul (33,1%), São Paulo (31,9%), Santa Catarina (31,7%) e Mato Grosso do Sul (30,2%).
Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, ressalta a importância de que as autoridades públicas redobrem a atenção em relação à circulação da Éris, uma subvariante da Ômicron. Ele também destaca a necessidade de ampliar os níveis de aplicação da vacina bivalente, enfatizando a importância da imunização na contenção da disseminação do vírus. Esse aumento nos diagnósticos positivos de Covid-19 é um alerta para a necessidade de vigilância contínua e esforços para controlar a propagação do vírus.
Mantenha-se informado!
Participe do Grupo de Notícias da SulMinas TV no seu WhatsApp. Enviaremos conteúdos relevantes e em primeira mão para você!
Clique aqui 👈🏼
Deixe um comentário