Prefeitura e Procon discutem projeto para melhorar acessibilidade de Poços
Demandas no Procon mostram como a cidade pode melhorar no quesito acessibilidade
Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 06, na Urca, uma reunião convocada pelo Procon Poços, para discutir o projeto “Poços + Acessível”, que pretende proporcionar maior acessibilidade para a população, na cidade e nos serviços públicos.
De acordo com a coordenadora do Procon, Fernanda Soares, o objetivo é trazer uma maior acessibilidade, principalmente da comunicação em todos os setores da Prefeitura, adequando o serviço público à legislação acerca do tema, vigente no país. “Pensamos essa acessibilidade não apenas durante os eventos e prestação de serviços públicos, mas fundamentalmente na garantia dos direitos da pessoa com deficiência, seja durante seu atendimento em uma unidade de saúde, Procon, numa audiência judicial e até mesmo em serviços corriqueiros e necessários, como conseguir tirar um RG”.
Foi a partir de uma demanda do próprio Procon, no mês de janeiro, que a coordenadora foi sensibilizada pela falta de estrutura em seu setor para o atendimento de uma pessoa surda e pôde detectar esta carência nos demais setores da Prefeitura e também na prestação de serviços da cidade. Surgiu daí a ideia de um projeto de acessibilidade, que pudesse realmente disponibilizar serviços fundamentais a esta população, garantindo seus direitos, descritos no Estatuto da Pessoa com Deficiência, tanto em âmbito público quanto privado.
O Projeto “Poços + Acessível” pretende levar a acessibilidade também para os projetos esportivos desenvolvidos na cidade, para o setor de Turismo, nos eventos realizados pela Prefeitura, como apresentações artísticas e até mesmo inaugurações oficiais. “Dessa forma, disponibilizando um intérprete da LIBRAS, as pessoas com deficiência auditiva passarão a frequentar estes espaços, tornando-os mais inclusivos”, destaca o empresário Raphael Sansão, cuja empresa presta serviços para a Câmara Municipal de Poços.
A partir desta primeira reunião, a coordenadora do Procon irá desenvolver ações como a elaboração de edital para que a Prefeitura possa contratar uma empresa para prestação de serviços de intérpretes de libras em eventos e também atendimento online em situações não programadas, como atendimento em unidades de saúde e nas diversas repartições da Prefeitura.
Num segundo momento, as ações serão desenvolvidas também nas prestações de serviço, no comércio e na indústria, tornando Poços de Caldas destaque também na questão da acessibilidade às pessoas com deficiência.
Estiveram presentes à reunião na manhã desta segunda, a coordenadora da escola Tarso de Coimbra, Fabiana Scassiotti Solia, o intérprete de libras e proprietário da empresa BR Libras, Raphael Sansão, que traduziu toda a reunião para a pedagoga Gilmara Brunório, professora da escola Tarso de Coimbra e também representantes das secretarias de Cultura, Comunicação, Turismo, Esportes e Educação.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Poços de Caldas
Deixe um comentário